10 motivos para fazer Modelagem 2D e 3D
10 motivos para fazer Modelagem 2D e 3D
Modelagem 2D e 3D são desenhos ou reprodução visual de algum produto ou projeto feito em um programa CAD (Desenho assistido por computador).
A metodologia 2D permite uma replicação e um melhor controle de qualidade na confecção dos produtos. Por outro lado, a modelagem 3D permite uma visualização melhor do objeto e dos erros do desenho, o que reduz a escala de tempo no desenvolvimento do produto.
Ademais, a modelagem 2D e 3D envolve muito mais que o desenho em si e você verá nos próximos tópicos.
1. Padronização e Replicação (2D)
Você sabe como produzir o mesmo produto com as mesmas características em diferentes lugares do mundo? Sabe como produzir esse produto em larga escala sem alterações em sua ideia inicial?
Essas são situações em que o uso do desenho técnico é extremamente importante, pois é nele que as regras normativas estão, e elas funcionam como base para a produção dessa peça, máquina, seja lá o que for.
Dessa forma, as características são mantidas em todos os produtos, além da capacidade de produção de melhor qualidade, com fácil replicação de peças e a diminuição da possibilidade de produtos defeituosos.
2. Qualidade (2D)
A qualidade dos produtos produzidos por empresas sem cultura de padronização de equipamentos por meio de desenhos técnicos é incerta.
Há muito tempo, na história da produção industrial, os humanos perceberam que a padronização é uma forma de aumentar a produtividade mantendo a qualidade.
E essa lógica também é muito simples: se não há um modelo a seguir, como garantir a qualidade final? A partir do momento que você começa a projetar seus pensamentos no papel, você também tem mais controle sobre o resultado.
Além disso, a qualidade é influenciada positivamente pela facilidade de análise crítica das causas das falhas e consequentes sugestões de melhoria oferecidas pela indústria 4.0.
3. Melhor visualização do produto (3D)
Com o 3D, você pode projetar um produto e exibi-lo como uma foto. Além dos benefícios da apresentação, os modelos de montagem 3D podem ser rápida e facilmente "explodidos" para criar vistas explodidas para ilustrações técnicas e instruções de montagem.
Com imagens e animações 3D, os potenciais clientes têm mais confiança no produto final fornecido. Esse recurso, combinado com a capacidade de adicionar acabamentos de qualidade fotográfica aos modelos 3D, muitas vezes torna difícil dizer se você está olhando para um modelo CAD ou uma foto real da máquina!
4. Eliminação de atualizações manuais (3D)
Em 2D, você deve atualizar manualmente cada vista de desenho sempre que ocorrer uma alteração. O maior problema disso é que tudo é muito manual, cada mudança de peça no projeto precisa ser refletida na montagem do produto, e quando algo é esquecido, há muitos erros.
Em softwares CAD 3D (aqueles paramétricos e associativos) esse problema não existe! Quando você altera o modelo de uma peça (como o comprimento ou o diâmetro de um furo) ou mesmo adiciona novos recursos, a alteração é propagada automaticamente para todas as vistas de desenho, todas as montagens e qualquer outro lugar em que a peça seja usada.
5. Redução de erros com a verificação de interferência e colisão (3D)
Os engenheiros que trabalham com o 2D são muito pressionados para visualizarem com precisão como um projeto se move em um desenho 2D.
Um projeto de montagem pode ter colisões e interferências entre as peças, e só é possível detectar isto se você conseguir ver como componentes em uma montagem interagem uns com os outros, como o conjunto se move.
Encontrar estes problemas em 2D é demorado e difícil, mesmo para as peças mais exigentes. Nos softwares CAD 3D, é possível eliminar a interferência entre as peças.
A verificação de interferência é automática e todas as peças podem ser verificadas para saber se há interferência com qualquer outra peça. Os problemas de interferência são realçados e até mesmo a quantidade de interferência é informada.
6. Uma compreensão melhor do produto por parte da sua equipe de trabalho
Quão eficiente você consegue colaborar com clientes e colegas de outras áreas como marketing, vendas, financeiro, departamento pessoal e logística? Estes profissionais estão cada vez mais envolvidos na revisão de projeto.
Com um desenho 2D é difícil interagir com eficiência com quem não aprendeu a interpretar desenhos técnicos, o que pode prejudicar a interação e gerar erros, perder oportunidades e garantir uma contribuição poderosa. Por tanto o 3D auxilia nesse entendimento interno.
7. Ferramentas de vendas e de marketing
Os departamentos de vendas e de marketing também podem tirar proveito dos dados de CAD 3D. As ferramentas de publicação oferecem suporte completo ao uso de dados de CAD 3D para permitir a criação de imagens 2D fotorrealistas, modelos 3D e animações mais atrativas para clientes e consumidores.
Hoje, é possível montar vistas explodidas, ortogonais, 3D e outras que chamam a atenção do cliente e não expõem as características técnicas do seu maquinário.
8. Fotorrealismo
Se você deseja visualizar seu produto de forma bem realista, tal ação é possível num programa CAD 3D, entretanto o exato fotorrealismo é difícil de ser realizado sem usar ferramentas de texturas, logo é necessário aplicar as texturas de forma inteligente.
Portanto, um modelo 3D preciso pode evitar problemas para os artistas de texturas como detalhes falsos. Porém, quanto mais detalhado o modelo, maior o tamanho do arquivo gerando outro desafio.
9. Realidade Aumentada e Virtual
Somado às diversas possibilidades que os programas de modelagem 3D oferecem, ao ambicioso projeto de realidade virtual com a web 3.0, como o metaverso, a modelagem 3D vai se tornar a ferramenta principal para esse universo.
Tecnologias novas como a realidade aumentada, o conceito da web 3.0, inteligência artificial e a realidade virtual promovem o crescimento da modelagem 3D conforme são introduzidas no cotidiano.
É esperado diversas tecnologias ao redor do universo 3D ao longo do tempo. Mas nos dias de hoje os resultados são surpreendentes, logo há grandes expectativas nas aplicações dessas tecnologias para a vida atual e o novo futuro.
10. Está se tornando obrigatório para além da indústria
Como dito no tópico anterior, a modelagem 3D vai se tornar cada vez vigente ao nosso redor, portanto da mesma forma que está cada vez mais necessário o conhecimento básico sobre programação, assim será necessário conhecer sobre modelagem 2D e 3D.
Então se a sua empresa não planeja utilizar a modelagem 2D e 3D para projetos ou produtos futuros, o seu negócio perderá um grande passo para o futuro.
A CIMATECjr resolve esse problema!
Percebeu a importância da Modelagem 2D e 3D? O seu projeto ou produto precisa da modelagem 2D e 3D para se adequar aos novos padrões e principalmente para aumentar a qualidade dos mesmos.
E você deseja aplicar em seu projeto? A CIMATECjr oferece o serviço de modelagem 2D e 3D para você aproveitar todos os benefícios que seu projeto vai receber. Não perca tempo! Entre em contato conosco, é bem simples, é só preencher o formulário aqui no site e marcar um diagnóstico gratuito.