5 mitos sobre a transformação digital
5 mitos sobre a transformação digital
Transformação Digital é o processo em que empresas usam tecnologias digitais para solucionar problemas tradicionais, como quedas no desempenho, produtividade, agilidade e eficácia, a fim de aumentar o alcance e garantir resultados melhores. Essa transformação ocorre a partir de uma mudança estrutural nas organizações.
Porém, a transformação digital não é um conceito para o futuro, e sim algo pelo qual as empresas de hoje têm de dar o máximo de atenção para continuar vivas.
Há algumas décadas, muito se fala sobre Revolução Digital — e essa discussão tem sido acentuada à medida que as tecnologias evoluem e o acesso à informação se torna cada vez maior.
1. ESSE ASSUNTO É APENAS PARA EMPRESAS DE TECNOLOGIA 2
2. TUDO SE RESUME À EXPERIÊNCIA DO CLIENTE E DE PEQUENAS EMPRESAS 3
3. QUEM VAI REALIZAR A TRANSFORMAÇÃO É O SETOR DE TI 4
4. NEM TODO MERCADO VAI SE BENEFICIAR 5
5. BASTA DESENVOLVER VÁRIAS INICIATIVAS DIGITAIS 6
Aprenda a realizar a digitalização da sua empresa! 7
1. ESSE ASSUNTO É APENAS PARA EMPRESAS DE TECNOLOGIA
Não pense que a transformação digital só deve acontecer para empresas que já nasceram em um contexto digital, como e-commerces ou SaaS. Qualquer empresa, não importa de que segmento, pode se beneficiar por desenvolver uma cultura que privilegia o digital.
Existem, atualmente, diversas ferramentas, pagas ou gratuitas, disponíveis para praticamente qualquer tipo de iniciativa digital que se consiga imaginar.
Chris Anderson em seu livro A Cauda Longa, comenta que o advento / Surgimento da internet fez com que o mercado de nicho fosse economicamente viável. Um dos exemplos que o autor menciona é o de CDs à venda em uma prateleira.
No varejo tradicional o foco está naquilo que vai gerar grandes volumes de venda, e não interessa muito a venda ocasional, porque um CD que vende uma unidade por trimestre ocupa o mesmo espaço de um CD que vende mil unidades no mesmo período.
E o espaço físico que o CD ocupa, tem valor, por isso um CD que vende uma cópia por trimestre desperdiça espaço.
2. TUDO SE RESUME À EXPERIÊNCIA DO CLIENTE E DE PEQUENAS EMPRESAS
Outro mito é de que a transformação digital é somente para criar uma experiência nova ao cliente. Entretanto, a digitalização do negócio envolve toda a empresa, não adaptação dos processos de operação, captação de clientes e administração das equipes.
Devido a isso, essa transformação é associada a pequenas empresas pela facilidade de adaptação. Mas conforme o mercado se altera, especialmente após a pandemia do covid 19, grandes empresas vêm digitalizando seu negócio.
Os grandes bancos tiveram que reorganizar como funcionam seus processos e de como melhorar a experiência dos clientes, atrelado à alta segurança, ao relacionar transações na palma da mão.
3. QUEM VAI REALIZAR A TRANSFORMAÇÃO É O SETOR DE TI
A tecnologia da informação, ou apenas TI, precisa ser muito bem estruturada para garantir o nível de atuação que uma empresa digital precisa. Porém, é um enorme equívoco dizer que a transformação digital é responsabilidade só da equipe de TI.
O que precisa haver é uma aproximação entre os gestores e quem vai colocar a tecnologia para funcionar, e não uma terceirização de responsabilidades dessa forma.
O setor de TI é apenas um dos envolvidos na transformação digital de qualquer empresa. Mas é importante sim garantir que ele esteja afiado para atender à demanda do dia a dia.
Por isso, houve um crescimento de startups e e-commerce que adotaram o home office, permitindo que pessoas em diferentes países pudessem trabalhar na mesma empresa sem comprometer a qualidade.
4. NEM TODO MERCADO VAI SE BENEFICIAR
A demanda por inovação é real e urgente em todo o mercado e quem decidir esperar para ver o que acontece vai ficar para trás.
Um exemplo é toda a indústria da música, que com a popularização da internet e aplicativos de música, zerou praticamente os gastos de produzir discos ou CDs para vender no varejo. As pessoas possuem acesso a qualquer música no mercado digital se bem quiserem.
O melhor exemplo é o agronegócio. Antigamente essa indústria possuía uma atuação livre de processos tecnológicos.
Hoje, é um dos setores que fazem melhor uso da tecnologia para prever possíveis dificuldades, otimizar processos e obter melhores resultados. Isso mostra que não importa o segmento, arriscado mesmo é adiar essa mudança.
5. BASTA DESENVOLVER VÁRIAS INICIATIVAS DIGITAIS
Esse talvez seja o maior engano por parte dos executivos e tomadores de decisão nas empresas. “Se a minha empresa já tem x iniciativas digitais em andamento, já faço parte dessa transformação”; é mais além do que isso.
Um exemplo foi no mercado de varejo brasileiro com a Máquinas de Vendas (fusão da Ricardo Eletro com a Insinuante). A Máquina de Vendas era gigante, o UOL diz que em 2010 o faturamento anual da empresa era de mais de 6 bilhões de reais. Acontece que a felicidade não durou muito tempo.
Uma matéria da IstoÉ Dinheiro fala sobre os sete erros fatais da Máquina de Vendas que levaram ela à beira da falência. Além da gestão centralizada e polêmicas envolvendo corrupção, um ponto que chama muita atenção é a resistência que a varejista teve em adotar a digitalização das lojas.
Em 2020, a empresa quis corrigir o erro e concentrar suas vendas na internet, mas, segundo o especialista em recuperação judicial, André Pimentel, nem a criação de uma nova marca 100% digital seria capaz de reerguer a varejista.
É ótimo desenvolver estratégias como o marketing de conteúdo — que, aliás, tem grande participação na transformação digital — , mas essas estratégias são apenas parte da solução. Por isso, continue firme com suas estratégias digitais, mas não caia na ilusão de que elas são a transformação em si.
Aprenda a realizar a digitalização da sua empresa!
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