6 mitos sobre a transformação digital
Transformação Digital é o processo em que empresas usam tecnologias digitais para solucionar problemas tradicionais, como quedas no desempenho, produtividade, agilidade e eficácia, a fim de aumentar o alcance e garantir resultados melhores. Essa transformação ocorre partir de uma mudança estrutural nas organizações.
Porém, a transformação digital não é um conceito para o futuro, e sim algo pelo qual as empresas de hoje têm de dar o máximo de atenção para continuar vivas.
ESSE ASSUNTO É APENAS PARA EMPRESAS DE TECNOLOGIA
Não pense que a transformação digital só deve acontecer para empresas que já nasceram em um contexto digital, como e-commerces ou SaaS. Qualquer empresa, não importa de que segmento, pode se beneficiar por desenvolver uma cultura que privilegia o digital. Existem, atualmente, diversas ferramentas, pagas ou gratuitas, disponíveis para praticamente qualquer tipo de iniciativa digital que se consiga imaginar.
TUDO SE RESUME À EXPERIÊNCIA DO CLIENTE
Outro mito é de que a transformação digital está resumida em criar a melhor experiência do cliente possível. Sim, isso realmente importa, mas não é o suficiente. É importante ressaltar: a transformação digital é um processo que precisa estar espalhado por toda a empresa, então naturalmente não se resume à experiência do cliente.
A TRANSFORMAÇÃO VEM DE INICIATIVAS PEQUENAS
A transformação precisa vir do topo. Por quê? Uma mudança tão grande precisa não somente de liberdade, mas da iniciativa dos líderes em desenvolver programas claros de mudança e implementá-los nas empresas. Assim, a empresa poderá mudar de forma organizada e eficiente e os colaboradores entenderão o que se espera deles nessa transição.
QUEM VAI REALIZAR A TRANSFORMAÇÃO É O SETOR DE TI
A tecnologia da informação, ou apenas TI, precisa ser muito bem estruturada para garantir o nível de atuação que uma empresa digital precisa. Porém, é um enorme equívoco dizer que a transformação digital é responsabilidade só da equipe de TI.
O que precisa haver é uma aproximação entre os gestores e quem vai colocar a tecnologia para funcionar, e não uma terceirização de responsabilidades dessa forma. O setor de TI é apenas um dos envolvidos na transformação digital de qualquer empresa. Mas é importante sim garantir que ele esteja afiado para atender à demanda do dia a dia.
É POSSÍVEL ESPERAR PARA VER, A DEPENDER DA INDÚSTRIA
A demanda por inovação é real e urgente em todo o mercado e quem decidir esperar para ver o que acontece vai ficar para trás. O melhor exemplo é o agronegócio. Antigamente essa indústria possuía uma atuação livre de processos tecnológicos. Hoje, é um dos setores que fazem melhor uso da tecnologia para prever possíveis dificuldades, otimizar processos e, por conta disso, obter melhores resultados. Isso mostra que não importa o segmento, arriscado mesmo é adiar essa mudança.
BASTA DESENVOLVER VÁRIAS INICIATIVAS DIGITAIS
Esse talvez seja o maior engano por parte dos executivos e tomadores de decisão nas empresas. “Se a minha empresa já tem x iniciativas digitais em andamento, já faço parte dessa transformação”; é mais além do que isso.
É ótimo desenvolver estratégias como o marketing de conteúdo — que, aliás, tem grande participação na transformação digital — , mas essas estratégias são apenas parte da solução. Por isso, continue firme com suas estratégias digitais, mas não caia na ilusão de que elas são a transformação em si.
E você? Está esperando o que para imergir nessa onda de transformação? Confira mais detalhes sobre o assunto em nosso E-book Gratuito sobre Digitalização - A transformação digital!