A engenharia transforma vidas
A engenharia transforma vidas
A Realidade de pessoas deficientes físicos
É difícil imaginar a vida no cotidiano sem a contribuição da engenharia. Entretanto, conforme Cocian (2017) a grande parte da população, em torno de 60%, desconhece quais são os papéis de um engenheiro. De um modo geral é possível dizer que a engenharia é a arte de aplicar conhecimento científico na solução de problemas práticos. Além do mais, a aplicabilidade da engenharia vem se tornando cada vez mais essencial para a atualidade. Mas o que isso tem haver com deficiência física?
Segundo o IBGE, o Brasil tem mais de 17 milhões de pessoas com deficiência, e a pesquisa detalha que 7,8 milhões desses indivíduos apresentam deficiência física. Este grupo de pessoas possuem desvantagens no mercado de trabalho cada dia mais disputado, o qual exige funcionários qualificados e atualizados para garantirem seu lugar. Ademais, existe um agravante que é o preconceito, pela carência de informação das suas capacidades.
Como a engenharia pode ajudar ?
O engenheiro mecânico está muito associado a indústrias automotivas, usinagem, manutenção e etc. Por outro lado, é a chave principal no desenvolvimento de projetos de próteses artificiais para indivíduos com deficiência física e um grande exemplo é do engenheiro mecânico Aron de Andrade que projetou o coração artificial humano.
O mais conhecido desse ramo são as próteses, que é um excelente auxiliar para pessoas que sofreram amputações. Ela possibilita uma adequação a uma maneira de vida mais autônoma, podendo aumentar a auto estima, fator de importância tamanha para indivíduos que sofreram com a perda de algum membro.
Um exemplo atual, é o caso de Jackson Follmann, goleiro da Chapecoense que foi um dos sobreviventes da queda de avião que infelizmente a maior parte de seus companheiros faleceram. Ele teve uma amputação chamada transtibial, em que o joelho foi mantido, e isso possibilitou ele marchar muito melhor com a prótese. É fácil perceber como ele enfrentou e superou essa difícil situação, visando um futuro adaptado e com novas possibilidades, e as próteses tem um grande “apoio” nesta conquista.
Contrate o serviço da CIMATEC jr!
Se você já tem algum projeto de próteses e planeja fazer uma modelagem 2D ou 3D ou desenvolver esse produto e não sabe como fazer isso? Contrate a CIMATEC jr! Não deixe sua ideia ser apenas uma ideia, entre em contato e marque um diagnóstico gratuito.