BIM: a modelagem moderna
Você conhece a Modelagem BIM?
E sabe o quanto pode qualificar o seu serviço ?
O que é BIM ?
O BIM (Building Information Modeling), ou em outras palavras Modelação da Informação da Construção, é um sistema de modelo virtual. Para simplificar, é uma modelagem virtual que simula a realidade, com essa definição pode ser confundida com um CAD (desenho assistido por computador) ou um CAD evoluído. Entretanto, o diferencial é que não é apenas um programa modelador, mas um conjunto de softwares ou programas BIM.
Estes programas abrangem relações espaciais, tempo de mão de obra, características dos componentes e banco de dados, exigindo a colaboração de diferentes profissionais. Em razão disso, toda a informação desenvolvida em um desses softwares precisa ser interligada ao outro, sendo assim a modelagem vai criando forma em conjunto.
E como funciona o BIM ?
Apesar de existirem diversos softwares nesse sistema, instintivamente pode haver a dúvida sobre a organização desse processo. Todavia, toda modelagem só funciona com organização e com a modelagem BIM não é diferente. A aplicação pode ser dividida em 5 partes e são elas a viabilidade, planejamento, elaboração, construção e manutenção.
Viabilidade: Realiza o mapeamento do terreno e do seu entorno, com a finalidade de identificar as interferências como inclinações no terreno, insolação nas proximidades e ademais.
Planejamento: Com as ferramentas do BIM é possível um planejamento 4D, que é a modelagem 3D mais a dimensão do tempo, permitindo uma estimativas de custos com parâmetros mais assertivos.
Elaboração: É a simulação propriamente dita, em que otimiza o desempenho e fornece uma maior segurança das instalações. Ademais, permite uma análise em relação às normas civis a depender do programa BIM.
Construção: É a parte mais importante, pois envolve uma maior orientação integral para corrigir erros e atritos entre o sistema elétrico, hidráulico de uma edificação, incluindo o canteiro de obras para prevenir retrabalhos e mais custos.
Manutenção: Além da modelagem, o objetivo do BIM é diminuir reparos e custos operacionais, por isso auxilia na gestão da operação e reparos do projetos, com modelagens mais assertivas, desde o desenho, aplicação do concreto até ao erguimento final.
BIM é o futuro ?
O termo BIM e a ideia por detrás existe há 28 anos, todavia as possibilidades que uma modelagem BIM permite nos dias de hoje ainda são grandiosas e com menos custo que o convencional. O BIM já é o presente, pois diversos países já possuem uma presença grande nos mercados, no Brasil já é realidade embora não tão propagado.
Por fim, a modelagem BIM vai permanecer em alta no mercado, especialmente em engenharia civil e arquitetura, pois é uma tecnologia primorosa e ainda vigente. Portanto, ainda será o futuro e investir nela é mais que necessário.