Como avaliar e garantir o conforto térmico do seu ambiente de trabalho?
O que é o conforto térmico?
Conforto Térmico é a satisfação mental de temperatura propiciado por um ambiente às pessoas que nele estão, onde haja um equilíbrio entre as temperaturas frias e quentes. Não está apenas relacionado com a temperatura do ar, ele leva em conta uma série de outros fatores ambientais e pessoais, incluindo a temperatura ambiente, velocidade do ar, umidade, isolamento do vestuário e calor metabólico.
O Brasil, por sua vastidão de terra, apresenta variações de climas que impactam diretamente no conforto térmico na arquitetura, o que leva pessoas a demandarem por essa satisfação no seu local de trabalho. Por exemplo, uma zona aceitável de conforto térmico dentro do ambiente de trabalho segundo a NR17 do Ministério do Trabalho está entre os 20°C e 23°C, durante o inverno, e entre 23ºC e 26ºC durante o verão.
Quais os benefícios do conforto térmico?
Menor consumo de energia - Por não depender de ar-condicionado ou outros aparelhos que geram ventilação artificial ou resfriam o ambiente interno.
Proteção da construção - A edificação fica mais protegida, usando ferramentas para garantir o conforto térmico.
Melhoria de desempenho de membros - Ele está diretamente ligado ao bem estar das pessoas, e por isso pode possuir grande influência no rendimento delas. Afinal, ninguém consegue trabalhar em um local muito quente ou muito frio, e para que as atividades sejam realizadas da melhor maneira, é preciso garantir uma temperatura e qualidade do ar agradável aos profissionais do local.
O que causa o desconforto térmico?
O desconforto térmico é causado quando o corpo como um todo não está em equilíbrio com a temperatura em que está. E então é necessário que o corpo precise de uma termorregulação para assim estabilizar a temperatura corporal. Assim como já foi mencionado anteriormente, quando estamos desconfortáveis com o ambiente em que estamos, a produtividade da equipe diminui, estando em casa ou na indústria.
Muitas podem ser a causa do desconforto térmico no ambiente de trabalho, como uma maior quantidade de pessoas do que foi projetado, o fluxo de vento, clima da região, a incidência dos raios solares ou até mesmo a falta dela. Cada corpo tem suas preferências e o projeto da Cimatec jr de conforto térmico também foi pensado para solucionar essa questão.
Conforto térmico e a CIMATEC jr
Ninguém consegue trabalhar bem em um ambiente muito frio ou muito quente, não é?
Então, Tendo em vista de que a necessidade de um ambiente de trabalho confortável se tornou algo essencial, principalmente, nessa pandemia - já que a casa, o lugar em que antes era só o lugar de descanso e repouso, se tornou o seu lugar de trabalho e onde precisa passar a maior parte do tempo em isolamento social - a CIMATEC jr apresenta um serviço abrangente e flexível, já que por englobar as diversas engenharias, proporciona a excelência na climatização do ambiente e, consequentemente, na satisfação mental da temperatura de quem o frequenta. Quer saber mais? Entre em contato e agende uma reunião totalmente grátis com um dos nossos consultores!