Como fazer um Estudo de Viabilidade
Como fazer um Estudo de Viabilidade
Estudo de viabilidade é uma análise fundamentada em dados e pesquisas para enxergar os possíveis resultados de uma ação ou projeto, ou seja, observar se é válido ou não determinada ação ou projeto. Esse estudo é extremamente importante para qualquer segmento, pois ajuda a evitar perdas, reduzir gastos, traçar uma estratégia assertiva, enfim, potencializar os ganhos e minimizar os prejuízos.
Para efetuar o estudo de viabilidade é preciso seguir 4 etapas, as quais ajudam no entendimento dos fatores que interferem no projeto. Essa etapas ou tópicos consistem em Estudo de ambiente, Estudo técnico, Estudo Financeiro, Análise de Custo-benefício:
1- Estudo de ambiente
● Estudar as tendências do mercado quanto ao projeto:
Identificar as necessidades de cada segmento é um marco para direcionar o seu negócio. O mercado está em movimento, e as tendências também, portanto o que é novidade agora, em pouco tempo já está desatualizado.
Conhecer o ambiente em que irá se inserir é fundamental, dessa forma, você consegue se adaptar e se antecipar ao comportamento do cliente em cada situação.
● Consultar ideias semelhantes/concorrentes:
Conheça as pessoas que têm o mesmo tipo de negócio que você: seus concorrentes! Eles podem ser seus maiores aliados na busca do sucesso. Você deve estar se perguntando, como isso é possível, não é mesmo?
É simples, a experiência deles nos permite pular etapas. Analisando os erros e acertos, identificando onde eles não conseguiram satisfazer os clientes, você tem uma boa oportunidade de trazer o diferencial, de ser mais eficaz que eles.
● Conhecer bem o seu cliente:
É impossível chegar ao sucesso sem entender o seu principal foco: os clientes. Conhecer os clientes vai muito além de ofertar produtos e serviços de qualidade.
O cliente é seu sócio e como tal, você deve saber valorizar, interagir, descobrir cada uma das suas necessidades, para desenvolver uma comunicação mais pessoal, entendendo assim suas preferências, seus medos e seus desejos, para a sua plena satisfação.
2- Estudo técnico
● Verificar os processos para realização do projeto:
A viabilidade de um negócio depende da análise técnica que você deverá fazer antes de qualquer coisa.
Todo projeto é complexo, e por isso, requer um estudo detalhado das variáveis que o norteiam desde a ideia de implantação até a sua plena operação. Esta fase conceituamos simplesmente como organização, fator indispensável na busca por resultados satisfatórios.
● Conferir quais os recursos necessários:
Você precisa pensar, listar e planejar os caminhos necessários à execução do negócio: recursos, insumos, colaboradores, investimentos, logística, dentre outras, e definir as suas etapas de execução e realização de cada item, observando as suas prioridades, de acordo com todas as informações adequadas à implementação do seu empreendimento.
3- Estudo financeiro
● Projeção do Fluxo de caixa:
Para determinar a viabilidade financeira é extremamente importante que seja feita uma projeção do fluxo de caixa, pois ele indica se o projeto conseguirá sustentar-se após o seu início.
Mas o que seria Fluxo de Caixa? É um levantamento geral das receitas, despesas e custos que deverão ser utilizados em um determinado momento. Esse levantamento deve ser fidedigno e realista para evitar possíveis frustrações no decorrer da implementação do negócio.
● Análise de indicadores:
No estudo financeiro existem vários indicadores para verificar a chance de um projeto ser válido, dentre eles se destacam o Payback e o TMA (Taxa Mínima de Atratividade).
O Payback é o período calculado que o projeto gasta para ser lucrativo, ou seja, dar um retorno a quem investiu. Já o TMA, é o retorno mínimo que um investimento precisa dar ou o máximo que se pode pagar para que a aplicação de capital seja rentável.
Dentro do TMA possui 3 subindicadores, são eles: Custo de oportunidade (sub indicador que mede a conveniência em uma tomada de decisões), Risco de Negócios (analisa os riscos tanto negativos quanto positivos da execução de um projeto) e o Prêmio pela liquidez (é o grau de facilidade de obter o retorno financeiro de um investimento, em relação a um outro).
Além desses 2 indicadores, existem vários outros, como: VPL (Valor Presente Líquido) e TIR (Taxa Interna de Retorno). Quanto mais indicadores são aplicados, mais assertivas são as análises, ou seja, menos imprevistos.
4- Análise de Custo-benefício
Agora que já coletamos todas informações necessárias, precisamos saber se vale a pena colocar o projeto em ação. Todas as etapas, já citadas, têm a sua importância num estudo de viabilidade e precisam ser consideradas numa análise de custo-benefício.
A CIMATECjr resolve seu problema!
Percebeu a importância de um Estudo de Viabilidade? O seu projeto ainda não tem um estudo de viabilidade, e você deseja aplicar em seu projeto? A CIMATECjr oferece um Estudo de Viabilidade para que você tenha as informações necessárias para seu projeto. Não perca tempo! Entre em contato conosco, é bem simples, é só preencher o formulário aqui no site e marque um diagnóstico gratuito.