Como Manter a Qualidade da Minha Empresa?
Grandes empresas, atualmente, são
encerradas precocemente por inconformidades apresentadas durante auditorias e
similares. Quando se trata de empresas do ramo alimentício as não conformidades
são determinantes para a qualidade do produto final e para desenvolvimento do
empreendimento. Não atender às normas vigentes da ANVISA, por exemplo, é motivo
suficiente para um órgão da vigilância sanitária fechar tal estabelecimento.
Ferramentas de manutenção
Manter a qualidade do produto
final é algo que toda empresa deve buscar ao longo da sua produção. A
estruturação de um Manual de Boas Práticas de Fabricação auxilia na manutenção
dos padrões de qualidade dos estabelecimentos, de maneira a padronizar os
processos internos de produção e garantir a conformidade do local perante as
normas vigentes da ANVISA, o que está diretamente ligado aos processos de
auditoria citados anteriormente. Um pré-requisito para realização do manual de
BPF é ter os procedimentos operacionais padronizados, isto é, possuir POP’s.
Podemos definir um Procedimento Operacional Padrão (POP) como uma ferramenta
com a função básica de garantir, mediante uma padronização, a qualidade de cada
tarefa executada em um estabelecimento.
De forma objetiva, são Instruções de Trabalho de um roteiro descritivo
com orientações sequenciais para a realização de operações rotineiras e
específicas na produção, armazenamento e transporte de alimentos.
Para a confecção do POP, são
levadas algumas considerações a respeito da sua composição. Logo abaixo, estão
relacionadas principais etapas para a elaboração do mesmo:
– Objetivo;
– Documentos de referências (como livros,
manuais, outros POP’s, etc);
– Local da operação;
– Siglas e termos (se houver);
– Descrição das etapas de cada
tarefa e seus responsáveis;
– Fluxogramas ou ilustrações (pode
ser necessário a descrição visual da interação entre as atividades da empresa);
– Histórico de revisões e
atualizações;
– Formato do documento (físico ou
digital);
– Gestor (responsável que deve ser
procurado para tirar dúvidas ou informar problemas).
Como aplicar ferramentas de
manutenção?
A aplicação desse manual de boas
práticas é realizada a partir de um checklist de não conformidades, bases para
construção de um Relatório de Não Conformidades (RNC), ele é um documento que
visa deixar explícitos todos os pontos de não conformidade identificados, no
intuito de corrigi-los anteriormente à aplicação efetiva do manual, gerando
assim um plano de ação e um cronograma de execução para que tais não
conformidades deixem de existir e passem a estar dentro da norma. Após a
correta execução do plano de ação determinado, é realizado o Manual de BPF
efetivamente, onde serão apresentados os Procedimentos Operacionais
Padronizados (POP’s) e a certificação de que o referido estabelecimento está
conforme as normas, de maneira a garantir a qualidade do produto final. Dessa
maneira, um projeto de BPF apresenta basicamente as seguintes etapas:
– Produção dos procedimentos
operacionais padronizados segundo a metodologia citada anteriormente;
– Aplicação de um checklist para
identificação de não conformidades;
– Relatório de não Conformidades;
– Plano de ação e Cronograma de
execução para correção das não conformidades
– Produção do Manual de BPF;
– Treinamento com funcionários
para adequação dessas boas práticas no trabalho diário e garantia de qualidade
do alimento.
A CIMATEC jr realiza o serviço
completo (POP+BPF) para empresas do ramo alimentício, desde a aplicação do
checklist, até a produção do manual em si, documento este validado por
Engenheiro habilitado e próprio para utilização em auditorias provenientes de
órgãos da vigilância sanitária, tendo como principais entregáveis o RNC e o
Manual de BPF em si, além de disponibilizar todos os POP’s realizados.