Como montar um plano de ação usando OKRs?
Você sabe como montar um plano de ação? Mas o que é isso, afinal?
Um plano de ação é simplesmente um documento organizado que segue uma metodologia definida para atingir metas e resultados. Pode ser utilizado para acompanhar o trabalho de uma equipe no desenvolvimento de um projeto ou na resolução de um problema.
Segundo o Sebrae: “1 a cada 4 empresas fecha antes de completar 2 anos no mercado”. No cenário atual, com a competição acirrada no mundo empresarial, uma boa estratégia de gestão é fundamental para o desempenho de uma empresa. Apesar disso, muitas organizações ainda não conseguem colocar em prática suas estratégias, por mais que estejam consolidadas. Nesse âmbito, este artigo aborda sobre a metodologia OKR, que te ajudará tanto na gestão da sua empresa quanto nas suas atividades do dia-a-dia.
Mas, o que é OKR?
A metodologia pode ser simplificada como uma fórmula para alcançar resultados, sendo o Objetivo (Objective) medido pelos conjuntos de resultados-chave (Key-Results). Foi criada pelo ex-CEO da Intel, Andrew S. Grove, mas ficou mais conhecida pelos anos 90, quando John Doerr, um dos investidores da Google, apresentou o método para seus funcionários.
A fama da metodologia cresceu ainda mais quando o Google saiu de 40 pessoas para mais de 60 mil atualmente, provando que pode ser aplicada tanto para pequenas quanto grandes empresas.
Como já foi citado, o método possui dois componentes: os objetivos e os resultados-chave.
Eu vou (objetivo) medido por (resultados-chave)
Objetivos (O): aquilo em que se pretende alcançar. Os objetivos devem ser curtos e inspiradores, visto que devem motivar a equipe.
Resultados-chave (KR): metas mensuráveis e quantitativas que medem seu resultado em direção ao objetivo traçado. Cada objetivo deve conter de 2 a 5 resultados-chaves, facilitando, assim, sua memorização.
Exemplo:
Objetivo: melhorar a experiência do cliente
Resultados-chave: melhorar o Net Promoter Score, aumentar a fidelização e reduzir o custo de aquisição de cliente.
Assim, deve-se pensar quais ações serão tomadas para que os resultados-chaves sejam conquistados, para que assim o objetivo final seja alcançado.
Quais as vantagens de se utilizar essa metodologia?
Metas ágeis: como suas metas são definidas para um curto de período de tempo, permite que sejam mais facilmente alcançadas e que possíveis erros sejam corrigidos mais rapidamente.
Simplicidade: a abordagem do método é fácil, gerando um alto engajamento na equipe.
Transparência: como todos os funcionários devem possuir todas as OKR’s da empresa, ocorre um maior alinhamento na organização.
Metas ambiciosas: a filosofia da metodologia é a de que se a empresa alcançar 100% das metas, significa que as mesmas estão muito fáceis. Nesse âmbito, as metas devem ser ambiciosas, para que o time alcance seu desempenho máximo.
E você? Como tem medido os resultados da sua empresa?
A CIMATEC jr busca potencializar o desenvolvimento de seus consultores através da comunicação clara da estratégia e da definição e acompanhamento de planos de ação individuais. Além disso, realizamos serviços na área de gestão e desenvolvimento de negócios que podem não só potencializar os resultados da sua empresa, mas também, identificar oportunidades de melhorias nas entregas dos seus colaboradores. Ficou com alguma dúvida? Fale conosco!