Como o serviço de Desenvolvimento de Produto pode tornar a sua ideia realidade?
Mas o que é o desenvolvimento de produtos?
Desenvolvimento de produtos, ou DEP, nada mais é que a concretização de ideias trazidas pelos clientes. Essas ideias são tiradas do papel através de softwares de projetos mecânicos, sempre atendendo a todas as normas regulamentadoras. O objetivo final do processo é a criação de um protótipo que atenda a todas as expectativas do cliente.
O processo de desenvolvimento consiste na execução de algumas etapas, estas são a pesquisa e coleta de informações para o projeto, a criação de um layout e conceitos, e por fim, o dimensionamento e a modelagem final do produto. Após todas as etapas serem cumpridas, será possível a visualização física do produto.
Quais são os empecilhos para desenvolver a sua ideia?
Há diversas teorias do por que e de como surge uma ideia, entretanto entender as motivações de desenvolver a mesma é mais palpável e neste tópico primeiramente será exposto qual é a motivação para não desenvolver a ideia.
Normalmente o primeiro impasse para transpor a ideia ao papel é a busca pelo caminho perfeito, sonhadores, idealizadores almejam conquistar seus objetivos, entretanto quando vão planejar o caminho esperam pela perfeita condição de colocar em prática o projeto. Obviamente, o tempo passa e o caminho e a hora perfeita nunca chega e deixa a ideia paralisada por um longo período.
Outra barreira para colocar a ideia no papel é o medo, qualquer medo que envolve atingir as expectativas e o foco demasiado nisto novamente pode paralisar a sua ideia. Há um grupo de pessoas que até começam a desenvolver a ideia, porém usa como base da jornada apenas a motivação e somente isso não leva longe a ideia, é insuficiente.
Por fim, há um senso comum que a perfeição é algo bom, e realmente é, todavia os caçadores da perfeição, perfeccionistas, têm esta característica como vantagem num desenvolvimento de uma ideia, mas de acordo com Harari, Dana et al, no artigo: Is perfect good? A meta-analysis of perfectionism in the workplace, publicado no Journal of Applied Psychology, 103(10), 1121–1144 em 2018, entende que o perfeccionismo é uma fraqueza.
Com os dados de mais de 25 mil trabalhadores que foram pesquisados, mostram que os perfeccionistas tinham algumas vantagens, por um lado os perfeccionistas eram mais motivados e trabalhavam mais horas por dia e mais engajados. Todavia as desvantagens eram superiores, trabalhadores perfeccionistas ficavam muito mais estressados, mais ansiosos e até mesmo sofriam de síndrome de burnout, sentindo-se física e mentalmente esgotados.
Por que desenvolver a ideia?
Não tenha medo desenvolver a sua ideia. As motivações para desenvolver a sua ideia é justamente a mudança de perspectiva em relação aos seus problemas, como por exemplo, ao contrário de buscar o caminho perfeito, mas sim aceitar os caminhos imperfeitos e inseguros e como eles trarão uma evolução na trajetória, servindo perfeitamente como motivação.
Enfrentar essas barreiras levará a uma capacitação até mesmo na gestão do desenvolvimento da ideia, pois ao trocar o foco do medo, inicia-se a superação do medo irracional, ao entender que a motivação sozinha não é sustentável, haverá uma busca pela disciplina em que mesmo desmotivado, a entrega não deixa de acontecer e principalmente ao abandonar o perfeccionismo, a sua produtividade aumentará.
Um exemplo? Michelangelo passou mais de cinco anos fazendo uma das suas esculturas mais elogiadas, a Pietà de Florença. Depois de tantos anos esculpindo mais de dois metros de mármore, ele achou que a obra não estava perfeita. Então pegou uma marreta e começou a simplesmente destruir a escultura.
Há outras motivações para uma pessoa desenvolver ou não uma ideia, como: Não ter dinheiro, nem realizar um estudo sobre o tema, desejo por mais tempo livre. Mas acima de tudo, é preciso acreditar na sua ideia.
Acredite em suas ideias
É de extrema importância que o cliente acredite em sua própria ideia antes de tudo, pois caso o contrário dificilmente ele conseguirá convencer alguém de comprar o seu projeto e assim não alcançará seu objetivo.
A vida de quem quer empreender não é fácil, passando por diversas dificuldade, tendo alguns obstáculos pelo caminho e inúmeros desafios para lidar no dia a dia, porém acreditar no que você está fazendo e ver que aquela ideia tem futuro é um dos primeiros passos para que seu projeto se concretize, um empreendedor confiante tem tudo o que precisa para tornar seu sonho em realidade.
Alguns nomes de empreendedores que antes de tudo acreditaram nas suas ideias e levaram elas para frente e por fim alcançando o sucesso: Ralph Lauren, Jan Koum (fundador do WhatsApp), Oprah Winfrey, Steve Jobs.
Como saber se a sua ideia é viável, se está dentro da realidade?
Uma das maneiras mais eficientes para saber se sua ideia é alcançável e viável é primeiramente montando protótipos e fazendo alguns testes. Dessa forma, quando criado um modelo de teste juntamente com o protótipo na fase de desenvolvimento será possível visualizar se o projeto está indo bem, se está no caminho certo e se sofrerá alguns ajustes que possam melhorar ainda mais sua ideia.
Como podemos ajudar?
A CIMATEC jr pode ajudar a desenvolver sua ideia envolvendo engenheria, por meio de diversos serviços distintos como o desenvolvimento de aplicativos na área de tecnologia e automação , Layout 3D e Renderização em Construção Civil, Energia e Segurança, Planejamento Financeiro na Gestão e Desenvolvimento de Negócios, desenvolvimento de produtos em projetos mecânico e muito mais.