O grande marketing da Red Bull
O grande Marketing da Red Bull
Quer saber o que está por detrás do marketing da Red Bull e como ela se tornou uma das marcas mais valiosas da lista da Forbes? Acompanhe abaixo.
Se você está vendo esse post, é quase certo que reconheça essa marca em qualquer lugar. A Red Bull foi fundada nos 80 e ao longo das décadas já vendeu mais de 75 bilhões de latinhas de energético e no ano de 2020, ela obteve 43% da porção do mercado mundial de bebidas energéticas, tornando-se a líder em vendas.
Mas pensar que a Red Bull é apenas uma empresa de bebidas energéticas, é um equívoco. Caso você seja uma pessoa antenada no mundo esportivo, certamente já viu o time de motogp da Red Bull, o time de futebol da Red Bull ou a equipe de Fórmula 1 principalmente. Isso vem ocorrendo pois a última coisa que a Red Bull faz são bebidas energéticas.
Especialistas em marketing são unânimes em dizer que investir em marketing de conteúdo foi uma ideia genial, portanto os movimentos da Red Bull são constantemente analisados. Mas como o marketing da Red Bull é tão bom? E como em ao menos de 30 anos de mercado, a marca se tornou uma das mais valiosas do mundo?
Estratégia inicial (Melhorar isso) 2
O produto é a cereja do bolo 4
A CIMATEC jr cria um plano de marketing para você 5
História
O começo
A Red Bull surgiu como um xarope criado pelo tailandês Chaleo Yoovidhya, com intuito de sanar o cansaço e manter a pessoa acordada por mais tempo. Fazia bastante sucesso para os profissionais noturnos, mas não chegava a ser uma marca mundial.
Mas tudo mudou quando o xarope foi descoberto pelo empresário austríaco de origem croata chamado Dietrich Mateschitz. Após o empresário constatar que o xarope funcionava, ele propôs uma parceria ao dono da fórmula para levar o produto ao mundo. Mas como a bebida a priori parecia mais um xarope do que com um refrigerante, foi necessário dar uma remodelagem nela.
A bebida ganhou uma consistência mais efervescente, similar à dos refrigerantes, o seu sabor ficou mais doce e o recipiente virou uma latinha de alumínio com um design planejado, feito para chamar atenção.
Com isso a Red Bull começou a disputar com outras bebidas, mas era impossível competir no mesmo nível com a Cola Cola e a Pepsi que há anos dominavam o mercado. Por isso, a Red Bull precisou ser criativa.
Estratégia inicial (Melhorar isso)
Primeiro, definiu seu público alvo: homens jovens entre 20 a 30 anos;
Segundo, criou várias formas de se comunicar com o público;
Terceiro, partiu pra prática.
A priori, a Red Bull começou a patrocinar festas universitárias, fornecendo várias unidades da bebida de graça, com o intuito de apresentar o produto a uma parcela do seu público alvo.
Mas ainda assim, não era o suficiente para alavancar a marca e então a empresa optou por uma estratégia diferente das demais: O marketing de conteúdo.
O Marketing de Conteúdo
Vínculo da marca
Como a Coca Cola e a Pepsi dominavam o mercado e os comerciais também, ao invés de focar nos métodos tradicionais de publicidade pra promover o produto, a Red Bull apostou em se associar a pessoas e eventos que conseguissem traduzir o que a marca representa.
Ela passou a criar conteúdo com foco em esportes radicais, associando a marca a uma série de experiências que quase sempre envolvem velocidade e adrenalina. Por isso, o foco em esportes radicais não foi escolhido por acaso.
Na verdade, é exatamente através deles que a Red Bull consegue projetar a imagem que ela quer que as pessoas associam a marca, como consequência, ao produto.
Mídia multiplataforma
Havia um problema: as emissoras tradicionais de televisão, pelo menos na época, não conseguiam transmitir os esportes radicais tão bem quanto a Red Bull queria, então ela resolveu se especializar nisso.
Assim, ela passou a não somente focar nesse outro tipo de publicidade, baseado em conteúdo, como se tornou responsável pelo processo de produção. Isso rendeu a ela o termo de “empresa de mídia multiplataforma"
Esse movimento de assumir a produção do conteúdo fica nítido quando a gente olha pro fato que a empresa praticamente não fica responsável pela fabricação das do produto de fato, Sem contar que o produto em si não é nada complexo: pouquíssimos ingredientes baratos e um custo de produção baixíssimo.
O produto é a cereja do bolo
Ao terceirizar todo o processo de produção, ela passou a focar somente no marketing e o que aconteceu foi que o energético propriamente dito passou a ser a cereja do bolo e a última coisa com a qual a Red Bull se preocupa em fazer, embora eles respondam pela maior parte do lucro da empresa.
Isso coincide também com o fato de que a maioria das propagandas feitas pela Red Bull simplesmente não se parecem com propagandas. Dificilmente você vai se deparar com a promoção da marca sendo feita através do apelo direto à compra do produto.
Normalmente, o que acontece é que as histórias que eles escolhem contar são tão boas que você acaba decidindo comprar o produto como uma consequência inevitável da conexão que você sente com o que essas histórias representam.
Conexão
Mas uma coisa é certa: a Red Bull sabe vender um produto. Isso é incontestável. E a razão pela qual ela consegue ser tão bem sucedida nesse aspecto é porque, no fim das contas, ela não vende uma bebida energética, ela vende sonhos, aspirações e ideais.
A Red Bull provou que existem meios alternativos e até mais eficazes de promover um produto, porque não é só uma latinha azul e prata com muita cafeína e um punhado de açúcar — que graça isso tem?
É o salto da estratosfera, o Red Bull Rampage, as manobras impensáveis no slackline, as corridas aéreas, os pulos do precipício, o wingsuit em sua forma mais insana; são as conquistas sob o nome de lendas do esporte como Sebastian Vettel, Max Verstappen e tantos outros — isso sim é impressionante.
A CIMATEC jr cria um plano de marketing para você
O que você acha do marketing da Red Bull? E me conta, você consome o produto deles? Você quer melhorar seu plano de marketing e atingir o seu público-alvo?
A CIMATEC jr te ajuda! Não perca tempo! Entre em contato conosco, é bem simples, é só preencher o formulário aqui no site e marcar um diagnóstico gratuito.