O que o Produtor de Kombucha deve priorizar no seu negócio?
É de conhecimento geral que para um produto ser bem aceito no mercado é preciso ter qualidade, não é mesmo? Mas como tangibilizar isso em processos bem definidos para podermos metrificar? Contarei sobre isso ao longo do texto.
Digamos que você seja dono de uma marca de Kombucha que acabou de entrar no mercado. Visando a qualidade, quais os processos que deveria priorizar:
Produção de qualidade
Todo bom produto passa credibilidade ao consumidor, e isso tem muito a ver com a qualidade de sua produção. Atestar que sua zona de manipulação é higiênica e que todos os seus processos são feito por pessoas capacitadas são preceitos não apenas para garantir a qualidade de seu produto, mas para atestar para a Anvisa, agência reguladora, que tem como exigência para funcionamento do local.
Por isso, é interessante o produtor da kombucha atestar a qualidade de sua produção por meio de um Manual de Boas práticas, o qual tem responsabilidade de documentar e atestar que o processo de produção e manipulação de seu produto está sendo feito da melhor forma e de acordo a norma.
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Como visto acima, os fabricantes precisam estar de acordo a norma para que tenha sua autorização de funcionamento. Não apenas a Anvisa exige o Manual de Boas Práticas, mas o MAPA (Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) exige que o produtor de kombucha esteja de acordo a IN 41, para receber sua autorização de funcionamento.
De acordo com a instrução normativa, a partir de Setembro deste ano, o produtor de kombucha deve demonstrar alguns documentos referente ao seu produto. Um deles são os parâmetro de acidez volátil e a pressão quando adicionado o CO2, que devem ser analisados por meio da análise química. Caso queira sanar de vez este problema, clique aqui.
Alto prazo de validade
Todo alimento tem rotatividade muito alta no ponto de venda devido ao seu prazo de validade. Geralmente, é complicado manter um produto por muito tempo na gôndola sem ele perder a consistência ou o sabor. Por isso, um bom fabricante de kombucha deve atestar a validade de seu produto e pensar sempre em melhorias para aumentar a sua conservação e diminuir a sua rotatividade no ponto de venda.
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Um caso interessante aconteceu recentemente em um episódio do Shark Tank Brasil. Uma marca de Kombucha tinha um modelo de negócio muito bem desenvolvido e pretendia entrar nos pontos de venda em grandes mercado e, para isso, buscou a ajuda dos Investidores Anjo do programa da Sony. Um dos pontos que impossibilitou o investimento de João Apolinário foi que sua kombucha tinha validade de apenas 5 meses, o que inviabiliza a venda em grandes mercados devido a alta rotatividade e a dificuldade de logística. O que ela mesmo comentou foi que seu produto poderia aumentar a validade em 100% caso fosse pasteurizado, mas no momento não tinha investido nessa melhoria, o que fez perder o investimento.
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Expansão do Produto e Pensamento Estratégico
Considerando os pontos acima, os processos internos de produção e qualidade de sua kombucha estarão resolvidos. Agora, o foco deve ser na sua inserção no mercado. De que forma você, produtor de kombucha, pode transformar seu produto em uma marca com objetivos definidos nesse mercado que tanto cresce no Brasil?
Estamos falando da construção de um Plano de Negócios. Pensar na sua empresa como marca é pensar de forma estratégica definindo metas a serem alcançadas em curto, médio e longo prazo.
Entrar no mercado da kombucha requer definir bem o seu perfil de cliente para ter uma campanha de marketing assertiva. Por exemplo, não são todas as pessoas que estão dispostas a pagar um preço alto por uma bebida não alcoólica, então saber qual o melhor canal para atingir o seu público é um dos meios para crescer no mercado e o Plano de Negócio contribui nisso.
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Fora o desenvolvimento do Marketing, o empresário de kombucha precisa ter noção de sua área financeira para entender seu fluxo de caixa atual e construir projeções otimistas para o futuro. Quer saber mais sobre? Clique aqui.
São os 3 passos acima que nós, da CIMATEC jr, recomendamos para que você, produtor de kombucha, possa desenvolver o seu negócio e ter prosperidade no futuro. Agradecemos o seu tempo e peço que entre em contato conosco para podermos crescer juntos!