O que são Boas Práticas de Fabricação e no que elas impactam na produção do seu produto?
No cenário atual do mercado de perecíveis, principalmente o de restaurantes e bares, assim como Indústrias nas indústria de alimentos o quesito qualidade não é mais uma vantagem e sim um ponto fundamental e obrigatório. Com o objetivo de assegurar isto, o Manual de Boas práticas de Fabricação (BPF) trabalha em diversos pontos estratégicos que vão desde questões de higiene e limpeza até mesmo de procedimentos operacionais descritivos que regem o processamento de seu produto.
O que são as Boas Práticas de Fabricação?
Segundo o portal da ANVISA (Vigilância Sanitária) o BPF de alimentos “ abrange um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos e pelos serviços de alimentação, a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos alimentos com os regulamentos técnicos”. Ou seja, nele consta e descreve todas as informações acerca de todos os processos de produção da empresa, assim como o controle sanitário da área, manutenção e higienização das superfícies, equipamentos e instalações, controle de pragas, controle de resíduos, controle da potabilidade da água, capacitação dos funcionários e a garantia da gestão e qualidade do estabelecimento.
Qual a importância de um Manual de Boas Práticas?
Ter um Manual de BPF a sua disposição possui várias vantagens inerentes a uma melhor qualidade do produto final: Padronização dos procedimentos de qualidade, controle de pragas e vetores, melhoria da imagem da empresa, aumento de vida útil, redução de custos e preservação da saúde dos colaboradores. Aliado a isto e muitos outros fatores, é de obrigação do estabelecimento possuir um MBPF visto que o mesmo é exigido pela legislação brasileira de alimentos apresentados na Portaria 326/97 e na Resolução 275/2002 da Anvisa.
Passo a Passo da elaboração de um BPF com a CIMATEC jr:
Visita Diagnóstica: Através de um diagnóstico é feito um checklist o qual faz um levantamento das condições dos locais de fabricação do estabelecimento.
Relatório de Não Conformidades (RNC): A partir dos dados coletados e das rotinas de fabricação do local, o RNC é construído constando todos os pontos de melhoria a serem feitos juntamente com suas soluções, a fim de adequar o estabelecimento.
Manual de BPF: Com os dois passos anteriores realizados, a construção do manual é realizada contendo todas as informações necessárias para a adequação do local as normas impostas a ANVISA. Neles constam POP’s (procedimento operacional padrão) e IT’s (instruções de trabalho).
Válido lembrar que não existe um modelo pronto para este documento. Cada manual é feito único e exclusivamente para seu estabelecimento, sendo necessário fazer sua revisão para garantir que os procedimentos estejam coerentes a atual situação de funcionamento do seu negócio. A CIMATEC jr realiza o serviço de aplicação do Manual de Boas Práticas de Fabricação e pode garantir a regularização do seu negócio frente a ANVISA. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato!