PGRS - Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
O que é?
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos nada mais é que um requisito legal em defesa do meio ambiente, onde é apresentado em forma de um documento que compila a quantidade total de resíduos sólidos gerados pelo estabelecimento assim como a tipagem de cada um (vidro, papel, metal, orgânicos etc). Aliado a isso o mesmo também irá indicar todas as práticas corretas a serem tomadas pela instituição com relação a separação, manejo, armazenamento, reciclo, transporte e destino final dos resíduos priorizando sempre a melhor escolha. E esta, muito provavelmente, é a parte mais importante do plano já que toda estratégia e direcionamento traçado para a empresa é visando sempre a redução de custos, redução de resíduos e atitudes cada vez mais ambientalistas.
Quem exige?
O PGRS é exigido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a qual fiscaliza de acordo com a Lei 12.305/10 (ou Política Nacional de Resíduos Sólidos). Esta lei informa e exige que qualquer gerador de resíduos (empresas, indústrias, estabelecimentos, condomínios etc) é responsável por gerenciar seus resíduos sólidos. Além disso, o PGRS ainda é exigido como pré-requisito para licenciamento ambiental do local. Quer saber mais sobre a lei? Clique aqui e acesse o site do governo! (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm)
Como é feito este plano?
As principais etapas de desenvolvimento de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos são divididas em 3:
Questionário e Coleta de Dados: A equipe do projeto irá mapear por meio de uma conversa com o responsável do local todo o funcionamento atual acerca dos resíduos (transporte, armazenagem, coleta), assim como a quantidade de lixo gerado por tipagem.
Soluções e desenvolvimento do Plano: A partir da coleta de dados, a equipe irá estudar a melhor logística para os resíduos gerados, assim como a quantidade de contentores e lixeiras necessárias para o local aliado aos melhores locais a serem situados. Como bônus, nossos projetistas também estudam e indicam as melhores cooperativas de lixo para o fazerem a coleta específicas ao caso em questão.
Capacitações: Após o desenvolvimento e entrega do plano, os funcionários do local devem ser capacitados com o intuito de ensinar e conscientizar os mesmos acerca do manejo e descarte de lixo da forma mais correta e ecológica possível.
Sendo assim, a CIMATEC jr possui consultores capacitados e preparados para oferecer o melhor Plano de Resíduos para você e seu estabelecimento. Proporcionamos soluções especializadas para cada cliente nosso, visando sempre o comprometimento e a alternativa mais ecológica e ambientalmente correta. Quer saber mais? Entre em contato e agende uma reunião totalmente grátis com um dos nossos consultores!