Porque você precisa definir uma persona
Porque você precisa definir uma persona
Personas são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuário, é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, e também com atitude e/ou comportamento definido.
Tudo isso representa o cliente ideal. As personas são uma ferramenta que guia a criação de conteúdo e de Marketing Digital.
Qual é a diferença entre persona e público-alvo? 1
Coletar os dados de clientes 2
Realizar perguntas a esses clientes 2
Analisar os dados coletados; 2
ENTENDER QUEM SÃO SEUS CLIENTES É IMPORTANTE PARA A SUA EMPRESA? 3
Qual é a diferença entre persona e público-alvo?
Persona é um perfil mais detalhado do seu público-alvo, seu cliente ideal e portanto seria a pessoa para se vender. Nela são mapeados hábitos e pensamentos mais detalhados, como se realmente fossem de uma pessoa real.
Para defini-la, é necessário informações além das obtidas para o público alvo. Esses são alguns pontos a serem levados em consideração:
Rotina
Ambições
Trajetória Profissional
Redes Sociais
Assuntos de interesse
Pra que serve uma persona?
Ter uma persona definida fará com que seja ainda mais fácil definir o tipo de conteúdo a ser produzido, pois seria como se tivesse mandando uma publicação para um conhecido.
Além disso, por saber mais a fundo as dificuldades enfrentadas pelo cliente, pudesse aprimorar seus produtos para que eles de alguma forma pudessem resolver aquele problema.
Como criar a sua persona?
Coletar os dados de clientes
Para coletar os dados de clientes é preciso uma pesquisa de dois tipos: quantitativa e qualitativa. Em relação às pesquisas quantitativas, pode ser feito questionários fechados ou obter dados através de ferramentas como Google Analytics. Caso você tenha um site ou blog, pode se analisar o perfil das pessoas que acessaram o seu site.
Já em relação às pesquisas qualitativas, é possível fazer entrevistas, comentários nas redes sociais ou site, enquetes flexíveis, etc.
Realizar perguntas a esses clientes
Nas entrevistas ou questionários, há perguntas mais proveitosas para obter dados de qualidade para definir melhor a persona. Perguntas que envolvem a demografia, a vida pessoal e profissional, qual conteúdo consome, hábitos de compra e o pq escolheu a sua empresa.
Exemplo:
Qual seu gênero, idade, moradia e cargo?
Como é sua rotina no trabalho?
Quais redes sociais você frequenta?
Quais marcas(roupa, alimento e etc) você costuma usar?
O que te levou a procurar as soluções da empresa (a que está entrevistando)?
Analisar os dados coletados;
Na análise, você deve detectar os padrões nas respostas e organizá-las de forma prática. Eles indicam individualidades, problemas, dificuldades e questionamentos que são comuns a grande parte dos clientes e que devem fazer parte da persona.
Sua persona será exatamente uma pessoa que representará, de certa forma, todos os seus clientes.
Estruturar a persona
Após a análise, a persona vai se tornar vivente. Ela vai ter um nome específico, uma face e um perfil bem estabelecido, com individualidades e comportamentos que você identificou como mais importantes para os clientes e sua empresa.
O ponto chave é tratar a persona como um ser humano real, que vai se relacionar com a marca, ler os posts e comprar os serviços e produtos.É possível cair no erro de tratar essa persona/cliente como apenas um checklist a ser preenchido.
O ideal é criar uma história, uma narrativa para sua persona, humanizar o máximo possível para entender melhor como seus clientes se relacionam com sua marca.
ENTENDER QUEM SÃO SEUS CLIENTES É IMPORTANTE PARA A SUA EMPRESA?
Contudo é imprescindível afirmar que o estudo para a definição específica e detalhada de sua persona é fundamental para um marketing bem direcionado e direto, fazendo assim com que você possa otimizar suas campanhas de marketing evitando a perca de tempo e dinheiro.
A definição da persona é uma das etapas do projeto de Plano de Marketing, oferecido pela CIMATEC jr. Interessado? Agende uma reunião gratuita!