Saiba o que é e como definir seu público-alvo
Você já pensou que alguma vez o seu conteúdo está chegando para poucas pessoas ou até mesmo para o público errado?
A definição das pessoas que irão receber seu conteúdo é de suma importância para aumentar a eficiência e a assertividade do seu marketing.
Essa definição é chamada de público-alvo e ele é definido como um grupo de indivíduos, ou empresas, que possuem perfil semelhante. Por isso devem ser seu foco de investimentos e estratégias de marketing para, principalmente, alavancar suas vendas.
Público-alvo é dividido em quatros grupos são eles:
FATORES DEMOGRÁFICOS: representam as características gerais do público. Caso se trate de pessoas físicas, podem ser considerados, por exemplo, a faixa etária, sexo e profissão. Se tratando de pessoas jurídicas, pode-se determinar o ramo de atividade, tempo de mercado e número de funcionários
FATORES PSICOGRÁFICOS: É uma classificação que analisa os aspectos psicológicos do cliente ideal, como: valores, desejos, ambições, dores, personalidade, estilo de vida e até as preferências políticas, culturais e econômicas do prospecto
FATORES COMPORTAMENTAIS: Este segmento analisa os hábitos de consumo, comportamento do consumidor nas redes sócias, hábitos de mídia, papel social, papel pessoal, cultura, medo e necessidades, estágio de vida(infância, adolescência,...).
FATORES GEOGRÁFICOS: representa o local onde o público está situado que pode ser desde uma rua específica, um bairro a até um estado ou um país.
Partindo do princípio que já se conhece seus clientes, é essencial utilizar essas informações para primeiramente estabelecer uma comunicação mais direcionada, que fará com que o cliente se sinta mais atraído para a sua empresa. Seu cliente também, mais do que qualquer outra coisa, deve estar interessado em adquirir o seu produto. Para isso, tudo que se desenvolver, desde quais serão as utilidades do produto até sua embalagem, por exemplo, devem ser pensados visando atender as necessidades e desejos do público-alvo.
Tomando como exemplo uma empreiteira que irá construir um novo prédio no bairro do rio vermelho, um local mais boêmio da cidade, com diversos bares e uma vida noturna ativa. Essa empresa deve, logicamente, analisar as pessoas residentes na área, o tipo de apartamento em que elas gostariam de morar, o preço que pagariam, para assim começar a pensar em como será o prédio e para quem vender. Dificilmente será um prédio caro e voltado para idosos, mas sim um apartamento mais em conta que combine com um estilo de vida mais jovem.
Sendo assim, ter seu público-alvo bem definido pode ser um dos destaques de uma empresa no mercado, pois com ações mais direcionadas e assertivas, o cliente se sentirá atraído para os seus produtos ou serviços.
Essa comunicação se dá de diversas formas, as duas áreas que merecem um maior investimento são:
1 -Identidade visual da marca: possuir uma logomarca e um nome que sejam próximos da realidade e dos gostos dos seus clientes cria uma aproximação entre a empresa e o indivíduo. De nada vale um nome impactante em outro idioma, por exemplo, se seu público-alvo não se sente representado nele;
2 -Presença em redes sociais: nos tempos de hoje, estar em redes sociais é indispensável para a disseminação e presença da marca no mercado, entretanto, deve-se observar os hábitos de uso e engajamento dos seus clientes para estar inserido na plataforma correta e conseguir de fato se comunicar com eles;
Contudo é imprescindível afirmar que o estudo para a definição específica e detalhada do seu público-alvo é fundamental para um marketing bem direcionado e direto, fazendo assim com que você possa otimizar suas campanhas de marketing evitando a perca de tempo e dinheiro.