Técnicas de como motivar o time em tempos de crise
Você sabe o que fazer para motivar o time em tempos de crise e espantar o pessimismo?
Em um momento de incertezas e vulnerabilidade, a falta de motivação dos colaboradores é uma das principais dificuldades enfrentadas dentro das organizações.
Profissionais desmotivados não executam suas demandas conforme o esperado e fazem com que a empresa perca produtividade, intensificando um cenário que já não era muito favorável.
Dessa forma, é papel dos líderes encontrarem maneiras de manter acesa a chama da motivação e engajamento entre os seus liderados para que eles possam dar o melhor de si.
Isso exercerá impacto direto nos resultados da empresa, promovendo maior eficiência, rentabilidade e evolução.
E para ajudar a sua empresa, separei 5 técnicas para motivar o seu time que podem te ajudar a superar esse momento difícil e que vão te auxiliar a performance das pessoas que trabalham com você.
1 - Dê feedbacks sempre
O feedback é uma das ferramentas mais poderosas para motivar o time independente de um cenário de crise ou não.
Elogios e críticas construtivas são formas de fazer com que o colaborador não sinta que o seu trabalho é indiferente dentro da empresa, mostrando que as funções que ele desempenha e atividades que ele realiza são importantes para a organização.
Existem vários modelos para o feedback acontecer, sendo que quanto mais se faz, mais é internalizado a cultura do feedback e a sua importância dentro da empresa. Um dos modelos que auxilia na implementação é o Feedback one-on-one, que consiste em reuniões de check-in entre o líder e um membro do time. São conversas curtas, em que a discussão gira em torno do que está indo bem e do que precisa mudar, com o objetivo de inserir o papel de cada colaborador no propósito do time e da empresa.
2 – Aproxime seu time
Para motivar o time em tempos de crise, é preciso saber os motivos da desmotivação.
E a melhor forma para entender o que está se passando na cabeça dos colaboradores é melhorar a comunicação interna no ambiente de trabalho.
Dessa forma, converse com o seu time, procure saber sobre suas preocupações, esteja aberto para ouvir novas ideias, seja transparente.
Uma das características de grandes líderes é conhecer as pessoas com as quais trabalham. Esse conhecimento é de grande importância para identificar as melhores soluções para engajar os membros de sua equipe e, com isso, garantir um melhor ambiente e desempenho como um todo.
3 - Estabeleça metas
Quando não se sabe aonde chegar, não há motivos para prosseguir. Assim, para que um time sinta-se motivada, é preciso dar a ela metas a serem perseguidas e alcançadas.
Essas metas podem ser individuais ou coletivas, dependerá muito da realidade e nível de maturidade da sua empresa.
Além disso, é necessário que essas metas sejam particulares, desafiadoras, mensuráveis e, acima de tudo, alcançáveis.
Metas impossíveis de serem alcançadas só farão com que as equipes se sintam desestimuladas. E, dessa forma, não contribuirão em nada para a motivação organizacional em tempos de crise.
4 - Invista em treinamentos
Em tempos de crise, é comum que as empresas busquem maneiras de enxugar seus gastos. Assim, elas acabam negligenciando um fator importantíssimo: a capacitação dos seus recursos humanos.
Os treinamentos como cursos, workshops, palestras, etc. devem ser enxergados vistos como um investimento e não como uma despesa. A empresa que oferece aos seus colaboradores a oportunidade de adquirirem novos conhecimentos demonstra que acredita no potencial de suas equipes, e times em constante treinamento estarão mais motivados a converter esse conhecimento adquirido em resultados.
Ao demonstrar que se importa e valoriza seus funcionários ao treiná-los, a retenção de talentos se torna muito mais fácil, e a empresa não precisará buscar soluções/profissionais de fora. A economia em longo prazo investindo internamente na empresa é crucial para o seu crescimento e evolução.
5 – Seja positivo
Manter o otimismo quando o cenário não vai muito bem não é uma tarefa simples. Em momentos nos quais tudo parece dar errado, é fundamental que os líderes tenham pensamento positivo e saibam transmitir isso para todo o seu time. Mostre para os colaboradores que esta é apenas um momento difícil, dentre os vários que podem vir, mas que também proporciona a oportunidade de se reinventar o modelo de negócio e se realizar coisas que antes eram impensáveis. Esse sentimento otimista, mas com os pés no chão, vai estimular as equipes a continuarem desempenhando suas tarefas com qualidade e eficiência.
6 - Pesquisa de Clima Organizacional
É sabido que os colaboradores são o grande capital das organizações. Com eles, é possível ter mais produtividade, qualidade nos produtos e serviços e, consequentemente, mais lucratividade. Isso justifica a aplicação das pesquisas de clima organizacional. A chamada PCO, pode trazer os seguintes benefícios:
Conhecimento sobre os fatores que impactam a empresa de forma negativa;
Redução da quantidade de colaboradores indiferentes ou descontentes;
Como consequência, diversos benefícios podem ser listados:
Diminuição da rotatividade de colaboradores;
Menores taxas de acidentes de trabalho;
Aumento da motivação da equipe de trabalho;
Redução no total de conflitos organizacionais.
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