Time + eficiência = SCRUM
O que é SCRUM?
O Scrum é uma metodologia que auxilia os times a trabalharem juntas, em que visa a divisão do trabalho em etapas que serão executadas de maneira crescente, buscando ponderar sobre os erros e acertos. O Scrum é caracterizado por breves reuniões e rotineiras, com a finalidade de que o time alinhe o que vem sendo trabalhado.
Além disso, possui três dispositivos orientadores, que facilitam na distinção das prioridades do momento do time. Os três dispositivos são: a lista de tarefas principal que é sempre revisto, a lista de tarefas específicas o qual pode ser flexível e por fim, o Incremento ou conclusão, que nada mais é que a identificação de um marco do projeto.
A divisão da equipe.
Existem distintas peças do Scrum que contribui com o crescimento do projeto como citadas no parágrafo inicial. Todavia, existem três funções fundamentais para o êxito da metodologia e são elas: proprietário do produto ou product owner, Scrum master e time Scrum ou equipe de desenvolvimento.
Proprietário do produto: Ele é a chave principal com capacidade de liderança sobre o produto. Ademais, é o encarregado por tomar as decisões sobre o que será feito e em qual série de prioridade.
Ele é o responsável por contatar a todos os outros integrantes, uma visão simples do que o time Scrum está almejando atingir no projeto. Ou seja, ele é o responsável pelo triunfo geral do projeto.
Scrum Master: É o dirigente na missão de que os colaboradores compreendam e se envolvam nos valores, fundamentos e rotinas do Scrum, além disso entender a fundo o trabalho desenvolvido pelo time e pode ajudá-la a otimizar a transparência e o fluxo de entrega.
O Scrum Master auxilia o time a solucionar os problemas e aprimorar o uso do Scrum, sendo assim o responsável por defender o time das influências externas e tomando um papel de liderança na remoção de impedimentos que possam atrapalhar a produtividade.
O time Scrum é a mão de obra. O ideal é que a equipe se auto gerencie para concluir o trabalho da maneira mais adequada para o time e então alcançar o objetivo definido pelo proprietário do produto ou Scrum. Os times de Scrum tendem a ser pequenos (entre 5 e 10 pessoas) visando a “regra das duas pizzas” propagado por Jeff Bezos, CEO da Amazon (a equipe deve ser pequena o suficiente para dividir duas pizzas), mas não impede do Scrum ser utilizado em projetos grandes.
Conclusão
Em suma, o Scrum é uma metodologia, para uma coordenação estratégica sobre o cumprimento de um projeto trilhando as etapas existentes. De forma geral os dois principais pontos do Scrum são: O acompanhamento de perto (consequentemente é mais simples motivar o time) e manter a anotação das tarefas de forma visual. Além de um método, o Scrum é uma transição organizacional, em que sua empresa necessita se preparar para ter os benefícios que a ferramenta pode oferecer, como o desenvolvimento dos princípios de agilidade e efetividade de projetos.