Transformação digital: a digitalização como peça chave para o seu negócio
Contextualização do cenário:
Podemos dizer que estamos na era digital, diversos processos atualmente podem ser já 100% automatizados, de forma que aumente a agilidade e padronização dos procedimentos.
Diversas empresas lutam diariamente pra tentarem aplicar essa tecnologia que tanto é falado, e por muito tempo eles ignoraram essa alternativa de inovar, mas que por conta da pandemia que estourou no mundo o que era apenas uma opção para se tornar competitivo no mercado, acabou virando uma necessidade que vai definir não só a sobrevivência da empresa na crise, mas seu crescimento durante os próximos anos. Muitos podem ver o corona vírus apenas como uma praga, eu vejo também como uma oportunidade, e é com esse mindset inovador que empresas como a Amazon se tornaram gigantes e únicas no mercado.
Segundo pesquisa do IBGE, 716.000 empresas fecharam as portas desde o início da pandemia no Brasil, sendo essa maioria de pequeno porte, e mesmo as 2.7 milhões de empresas que continuam funcionando, 70% relataram quedas nas vendas e 948.000 firmas tiveram que demitir trabalhadores durante esse período. Então como podemos ser otimistas em um cenário desse tipo? De que forma eu não posso ser uma dessas empresas a cair nas estatísticas? A palavra-chave é inovação, e com inovação eu digo que é necessário se adaptar pra inovar, e pra nos adaptarmos em um cenário que não permite chegar a menos de 2 metros de distância de alguém é preciso se tornar digital.
Desafios enfrentados para se adaptar:
Como foi dito anteriormente, muitas empresas encontram dificuldade em se adaptar a era digital e para auxiliar as empresas a se encontrarem eu trouxe alguns desafios e barreiras enfrentadas no processo de digitalização. Muito provavelmente você vai se identificar com algumas das situações listadas e isso não é ruim, pelo contrário, mostra senso autocrítico e adesão a inovar.
1- Compreender a necessidade de mudança a partir da quebra de paradigmas: É muito comum a resistência por parte principalmente dos funcionários quando estamos falando de digitalização dos processos internos. Quando realizamos algo desse tipo, estamos inserindo algo novo diretamente naquela cultura organizacional, o papel do líder nesse processo é fundamental para o sucesso da mudança, com uma postura forte e sempre evidenciando os benefícios de uma cultura interna completamente digitalizada.
2- Investir nas pessoas: Como já dito, para se ter o sucesso na transição para uma empresa digitalizada você obrigatoriamente precisa da colaboração de todos, e isso inclui os gestores. Esse processo não é apenas uma troca de máquinas, mas sim de manter as pessoas capacitadas para um gerenciamento de uma empresa completamente digitalizada em seus processos, afinal, não adianta de nada você fazer essa transição se seus colaboradores não tem o know-how de como utilizar das tecnologias.
3- Satisfazer as necessidades do cliente: Quando a gente pensa em digitalizar os processos, o fim de tudo isso tem que de alguma forma acabar beneficiando aquele que faz o capital girar, o cliente. É necessário pensar em como você pode deixar aquele processo mais ágil, afinal, tudo com a tecnologia é mais ágil e a gente enxerga isso quando muitas vezes queremos falar com uma loja e você acaba recebendo uma resposta automática. Isso pode ser encarado como um desafio, ou como uma oportunidade de se destacar no cenário competitivo, oferecendo um serviço muito mais ágil e padronizado.
4- Mensurar os resultados: Isso é algo unânime pra todas as empresas quando falamos em desafios enfrentados após a transição pra uma empresa digitalizada. Todo processo exige o acompanhamento de métricas e indicadores para identificarmos se tudo está conforme o planejado, porém na maioria das vezes isso não é algo simples de se fazer, desde a escolha dos indicadores para se analisar até a parte operacional disso. Investir em tecnologias de BI (Business Inteligence) como uma ferramenta para a análise de indicadores, bem como utilizar KPIs que possibilitem uma visão dos resultados obtidos.
5- Gerir a nova empresa: Ao implementar uma transição desse tipo, você acaba alterando desde os processos até as operações e a própria gestão. Pra isso vai exigir equipes que fiquem específicas pra controlar e realizar as inovações necessárias que podem surgir de uma demanda do mercado, sendo sugerido uma equipe de TI que possa atuar tanto na parte de manutenção das novas tecnologias e também nessa parte de inovação. Vale ressaltar uma mudança impactante dentro da cultura, de forma que afete todos os setores com essa presença digital, além da necessidade da criação de novos cargos como o CIO que é o responsável justamente pela gestão do TI e das soluções inovadoras.
Necessidade da inovação:
A tecnologia revolucionou a rotina das pessoas. Com a ajuda de um Smartphone, uma gama de possibilidades se abre, desde pedir comida via delivery até fazer transferências bancárias e movimentar sua conta. Com a digitalização de tantos serviços e processos, a transformação digital tem ganhado espaço de forma progressiva e impactado a vida das pessoas.
O volume de informações aumenta constantemente assim como os dados transmitidos velozmente por meio da internet, dispositivos móveis, redes sociais, entre outras ferramentas.
No universo corporativo, a tecnologia tem sido utilizada no aprimoramento dos resultados das empresas. Com a inovação, a utilização de novos aparatos e uma mudança estrutural nas organizações, ela passa a desempenhar um papel fundamental na estratégia do negócio, deixando de ser dispensável e auxiliar.
Segundo o estudo FutureScape: Worldwide Digital Transformation 2018 Predictions, realizado pela IDC, os investimentos diretos em transformação digital vão somar US$ 6,3 trilhões de 2018 a 2020. Ainda assim, a consultoria alerta que 59% das empresas globais ainda estão no que ela chama de “impasse digital” e permanecem enrascadas nos estágios dois ou três do índice de maturidade digital (DX Maturity). O modelo de maturidade está dividido em cinco pilares: liderança, omni-experience, informação, modelo operacional e forças de trabalho.
No entanto, na prática, grandes setores já estão vivenciando mudanças. No financeiro, as Fintechs – startups de serviços de finanças – forçaram os bancos a inovar. Já o uso de internet das coisas de Big data está revolucionando a indústria de alimentos. No varejo, a automação de processos, a inteligência artificial, a realidade aumentada e a realidade virtual estão transformando a relação entre empresas e clientes.
Segundo Maximiliano Carlomagno, sócio e fundador da Innoscience, a transformação digital e o uso dessas tecnologia pode, beneficiar as empresas de varias formas. “A digitalização contribui para a otimização e ganho de eficiência nas funções comerciais, de atendimento, marketing, backoffice, recursos humanos ou finanças.” explica.
Para atingir essa transformação, a digitalização passa a integrar todos os pilares da organização, até que ela esteja completamente inserida na Nova Economia, muito mais digitalizada que a velha.
Guia para a digitalização dos processos.
Como dito anteriormente, as empresas eventualmente encontrarão desafios em seu caminho para alcançar uma transição completa pro meio digital. Pensando nisso, preparamos um guia específico que pode servir como um norte para as empresas começarem a realizar essa digitalização, lembrando que, processos são diferentes e variam de empresas para empresas, esse guia pode ser adaptável se esse for necessário e se for conveniente para quem está utilizando.
Etapa 1: Preparação da cultura: Antes de qualquer tomada de decisão deve-se sempre pensar no que uma transformação nessa escala impactaria na cultura organizacional de sua empresa. Antes de tudo, conheça a cultura de sua organização, como é feito a gestão da informação? Hoje os seus funcionários estão preparados para essa mudança? O que eles pensam sobre isso? De nada adianta você simplesmente inserir algo completamente novo lá dentro se este ‘’novo’’ não será bem visto por aqueles que vão aplicá-lo. Mostre o que será feito, e entenda o que precisará ser feito para que aquilo seja aceitável por parte dos seus colaboradores.
Etapa 2: Mapeamento dos processos: Essa parte é importante para que você entenda onde será necessário uma mudança pro sistema digital, isto é, será que digitalizar aquele processo fará sentido dentro da minha empresa hoje? Entender a sua realidade e os processos que você precisa digitalizar para assim, definir quais ferramentas digitais serão utilizadas.
Etapa 3: Defina as ferramentas: Agora é necessário definir as ferramentas digitais que serão utilizadas a partir da análise que você fez no mapeamento dos processos. Hoje existem diversas ferramentas, e muitas delas são intuitivas e não necessitam de um treinamento rigoroso para se utilizar, como o Canva para a criação de artes ou o Trello para uma melhor organização das atividades e uma gestão visual. Porém existem ferramentas um pouco mais complicadas e que exigem um certo treinamento e prática para se utilizar, são elas as ferramentas de BI para análise de indicadores da sua empresa. A partir do estudo realizado na etapa anterior, você irá selecionar o que faz sentido pra você hoje, afinal, a aplicação tecnológica não é algo que ocorre do dia pra noite, e a partir do desenvolvimento gradual da empresa nesse novo cenário pode-se começar a pensar em utilizar ferramentas mais avançadas.
Etapa 4: Elaborar um plano de ação: Agora você precisa elaborar um plano de ação para executar suas ideias. Você mapeou o seu processo e sabe quais ferramentas serão utilizadas, agora precisa saber o que deve fazer para realizar a aplicação destes na sua empresa, será necessário contratar pessoas para uma nova equipe? Contratar uma empresa consultora para auxiliar nesse processo? Quais treinamentos devo fornecer aos meus colaboradores para eles conseguirem realizar de forma autônoma os processos?
Ficou com alguma dúvida? A CIMATEC jr está preparada para ajudar a sua empresa a enfrentar o desafio da digitalização, fale conosco!