Uma má instalação elétrica resulta em acidentes
Instalação elétrica:
Instalações elétricas são partes fundamentais de qualquer estabelecimento, hoje em dia, mas também são, muitas vezes, negligenciadas. Uma instalação mal feita gera riscos ao bem estar das pessoas que frequentam o local como também aos equipamentos ligados nela. É de extrema importância garantir um bom projeto e manter periódicas vistorias técnicas para garantir o bom funcionamento de todo o sistema.
Durante o projeto, deve-se fazer uma consulta preliminar com o cliente para coletar todas as informações técnicas e suas necessidades quanto à instalação. Em seguida, é realizada uma previsão de demanda energética para cada área do local. Estas, então, são distribuídas em circuitos que alimentam com energia elétrica cada ponto de luz e tomada projetado. Estes circuitos serão organizados no quadro de distribuição de energia, no qual constam todos os dispositivos de proteção e de onde partem os eletrodutos, que percorrem as paredes do local e o sistema de aterramento da instalação. Após estes últimos terem sido dimensionados é confeccionado um memorial descritivo, que junto à planta e ao diagrama unifilar do quadro de distribuição, compõe todos os entregáveis do projeto.
Acidentes:
São inúmeros os acidentes que decorrem todos os dias devido a um mal planejamento de instalações elétricas: cabos mal dimensionados ou com dispositivos de proteção inadequados podem derreter e causar desde curto-circuitos até grandes incêndios; equipamentos sem aterramento estão sujeitos a dar choques em qualquer um que toque, podendo ser dos menores aos mais críticos.
Segundo a ABRACOPEL (Associação Brasileira de Conscientização para Perigos da Eletricidade), em 2019, o nordeste segue, pelo seu terceiro ano consecutivo, como a região do país com a maior percentagem de mortes por choques elétricos, com cerca de 42%. Além disso, o setor de maior ocorrência destes acidentes é o residencial, o que prova a necessidade de averiguar, frequentemente, o bom funcionamento das instalações, visando minimizar o risco desses acidentes.
Acidentes causados por uma má instalação elétrica:
As instalações residenciais mal feitas são a principal causa de acidentes fatais com eletricidade. Em 2016 houve 171 mortes por esse motivo no Brasil, de um total de 599 por acidentes com eletricidade. Os dados são de uma pesquisa conduzida pelo Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre) e pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel). O principal acidente que pode ocorrer é o curto-circuito, que normalmente acaba ocasionando um incêndio, causando risco alto a vidas e enormes prejuízos.
Benefícios de instalação elétrica:
Instalações elétricas são fundamentais e um bom projeto traz inúmeros benefícios. Entre estes, estão um bom funcionamento e proteção de qualquer equipamento ligado, segurança e conforto de todos os usuários do local e praticidade em eventuais reformas ou manutenções.
O que diz na lei:
A lei classifica as instalações elétricas de acordo com finalidade do imóvel (residencial ou comercial), com a tensão necessitada no local (baixa, média, alta e muito alta) e onde se localiza (Ambiente público ou privado).
Dependendo da classificação, o artigo 5.º decreto-lei n.º 96/2017 traz a obrigatoriedade da elaboração do projeto elétrico, que se aplica principalmente para estabelecimentos comerciais e residências com alta potência instalada e alta demanda de tensão.
Portanto, nem todas as instalações residenciais precisam de projeto, mas devido a segurança, qualidade da instalação e facilidade de manutenção e reforma, é altamente recomendado para qualquer estabelecimento.
Então não perca tempo e faça já o seu orçamento! Valorize a sua segurança, o seu conforto e a regularização do seu imóvel! A CIMATEC jr realiza o serviço de instalações elétricas com a emissão da ART, assinada por um profissional da área. Ficou com alguma dúvida? Fale conosco!